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MATÉRIA PUBLICADA NO FANTÁSTICO - 13/08/2023

Durante dois meses, o Fantástico investigou as quadrilhas que roubam e desmantelam carros para vender peças na maior cidade do país e até em outros estados.

 

A reportagem especial do Fantástico exibida domingo 11/08/23 mostra o que acontece com um veículo depois de que ele é roubado.

Estado de São Paulo, 2023: mais de 65 mil pessoas que trabalharam duro para comprar um veículo tiveram essa conquista despedaçada em questão de segundos. São roubos e furtos e plena luz do dia, feitos por quadrilhas especializadas em desmanche. Como funciona o quebra-cabeças dessa operação criminosa. Com foco no mercado clandestino de peças? A equipe passou dois meses investigando as quadrilhas que roubam e desmantelam carros para vender peças na maior cidade do país e até em outros estados - e flagrou pontos usados por bandidos para depenar os veículos.


Com drones com lentes de longo alcance, criminosos foram flagrados agindo em plena luz do dia e o Fantástico encontrou vítimas que passaram horas sequestradas, enquanto os veículos eram desmontados.

Durante a investigação, o Fantástico identificou 15 pontos de desmanche, só na região de Cidade Tiradentes, na Zona Leste da capital paulista. Veja todos os detalhes na reportagem em vídeo acima.

Segundo o levantamento do g1, a Zona Leste é a campeã de ocorrências em São Paulo. A cada hora, mais de dois veículos são roubados ou furtados na região.

No primeiro semestre deste ano, São Paulo teve 27.745 casos desse tipo de crime - e 31% desses carros foram recuperados, desmantelados ou não.


Furtos e roubos de veículos em São Paulo no 1º semestre de 2023

1.446 - Região Central

2.899 - Zona Oeste

4.192 - Zona Norte

8.224 - Zona Sul

10.984 - Zona Leste


O g1 também preparou um conteúdo especial com dados inéditos sobre furtos e roubos de veículos - um mapa interativo com todos os casos da região metropolitana de São Paulo.


No estado de São Paulo, foram 65.770 casos de roubos e furtos no primeiro semestre de 2023. Isso equivale ao número de emplacamentos de uma grande montadora no mesmo período.

O especialista em Segurança Pública Rafael Alcadipani relaciona os índices ao aquecimento do mercado de usados.


Segundo a delegada responsável pelas investigações em São Paulo, Leslie Caram Petrus, a meta é prender os chefes da organização criminosa, como ocorreu dias atrás no Jardim Pantanal, também na Zona Leste.

"De nada adianta a gente só prender aqueles que estão efetuando o desmonte, porque nós prendemos eles daqui, meia hora tem um novo carro, outros indivíduos fazendo o mesmo tipo de serviço", destaca.

Em nota, a Sabesp, responsável pelo reservatório onde ocorrem os desmontes, informou que está disposta a colaborar com eventuais investigações.

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MATÉRIA PUBLICADA NA VEJA - 30/05/2023

Crédito é o mais caro do país; taxas médias de operações para pessoas físicas e empresas subiram para 45,1% a maior desde agosto de 2017

 

As taxas de juros ao consumidor continuam subindo e pressionando o planejamento das famílias. A taxa média cobrada pelos bancos para o crédito rotativo do cartão de crédito disparou e chegou ao maior patamar desde março de 2017 (490%). Segundo dados divulgados nesta terça-feira, 30, pelo Banco Central, os juros do rotativo do cartão chegaram a 447,5% em abril contra 433,3% no mês passado.

A taxa média de juros cobrada pelos bancos em todas as operações com pessoas físicas e empresas subiu de 44,5% para 45,1%, de março para abril desse ano, maior desde agosto de 2017.

A linha de crédito do rotativo, que é oferecida ao cliente que não faz o pagamento total da fatura até o vencimento, é a mais cara do país e deve ser evitada para fugir do endividamento. O uso do cartão de crédito é massivo no país, por isso, as altas taxas podem pressionar ainda mais a inadimplência no país, que atinge 70 milhões de pessoas.

Segundo um levantamento divulgado pelo BC na última semana, em junho de 2022, a quantidade de cartões de crédito somava 190,8 milhões, representando, naquele momento, quase o dobro da população economicamente ativa no Brasil (107,4 milhões)


Na ocasião 84,7 milhões de clientes de cartões de crédito no Brasil possuíam saldo devedor, 30,9% maior do que o apurado em junho de 2019, que era de 64,7 milhões. Destes, entre 17% e 20%, independentemente do número de vínculos dos usuários, permaneciam, em julho do ano passado, com uso do rotativo e do rotativo não migrado e estavam pagando juros.

Queda no volume de crédito

O volume total do crédito bancário no mercado, recuou 0,1% em abril, ficando em 5,4 trilhões de reais mesmo patamar de março. No mês passado, houve uma queda de 0,6% nos empréstimos para as empresas e aumento de 0,2% nas operações de crédito para as pessoas físicas.

Para as pessoas físicas, o BC informou que destacaram-se os aumentos nas operações do crédito pessoal não consignado (+1,8%), crédito pessoal consignado para trabalhadores do setor público (+0,6%) e crédito pessoal consignado para aposentados e pensionistas do INSS (+0,9%), basicamente. Em sentido oposto, observou-se redução na carteira de cartão de crédito à vista

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MATÉRIA PUBLICADA NO ESTADÃO- 10/05/2023

Jornalista revelou que a farsante ‘mandava boletos falsos, como se fossem da seguradora, e tinha um esquema de motoboys que resolviam pequenos incidentes, como bateria descarregada e pneu furado’


 

Giuliana Morrone descobriu que sofreu um golpe por mais de dez anos. A jornalista revelou que foi enganada por uma falsa corretora de seguro de carro e decidiu compartilhar seu relato nas redes sociais nesta quarta-feira, 10.

A comunicadora contou que a “profissional” foi recomendada pelo primo e, por ser considerada extremamente eficiente por conhecidos, que também desconheciam a prática criminosa, ela nunca desconfiou que os boletos que recebia eram falsos.


Foi através do primo, anos depois, que ela descobriu a farsa. “Assim, de boca em boca, ela passou a providenciar seguros de carros de toda a família, amigos, vizinhos, sempre gratos pela indicação. Ela deveria ter sido batizada com o nome de Eficiência. Trabalhava como freelancer e me orientava a não perder tempo com aplicativo ou telefonemas para a empresa de seguros”, iniciou Giuliana.


“Em qualquer emergência, bastava mandar mensagem para ela, que resolvia tudo. Bateram no meu carro e ela imediatamente tomou todas as providências. Aconselhada por ela, nem usei o seguro. A franquia era alta e eu não queria perder bônus com desconto na renovação. Era tão competente que acabei ficando mal acostumada, cliente mimada”, descreveu.

Então, a comunicadora explicou que, depois que seu pneu furou, ela lembrou de agradecer a indicação do primo que, imediatamente, a alertou: “Você não ficou sabendo? Durante anos, os clientes da Senhora Eficiência foram vítimas de golpe. Ela mandava boletos falsos, como se fossem da seguradora. Senhora Eficiência tinha um esquema de motoboys que resolviam pequenos incidentes, como bateria descarregada, pneu furado”.

“Durante anos, ninguém precisou de seguro para algo mais grave, como furto ou acidente. Até que um dia bateram no carro de uma prima e ela descobriu que nunca teve seguro. A notícia foi se espalhando aos poucos, chegou hoje a mim. Cobrei agora da Senhora Eficiência a apólice de seguros e ela me bloqueou. Cai o pano”, relatou.

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